Dia Mundial das Zonas Húmidas
e o seu papel no bem-estar humano
MUDANÇAS CLIMÁTICASGESTÃO DA ÁGUANOTÍCIAS
@AGF_Ambiental
2/2/20243 min read


O Dia Mundial das Zonas Húmidas e o seu papel no bem-estar humano
Hoje, 2 de fevereiro, é o Dia Mundial das Zonas Húmidas, uma data que celebra a assinatura da Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional, especialmente como Habitat de Aves Aquáticas, também conhecida como Convenção de Ramsar, em 2 de fevereiro de 1971, na cidade de Ramsar, no Irã. Essa convenção é um tratado internacional que visa a conservação e o uso sustentável das zonas húmidas, reconhecendo o seu valor ecológico, econômico, social e cultural.
O tema deste ano é "Zonas Húmidas e o Bem-estar Humano", que busca destacar a relação entre esses ecossistemas e a saúde das pessoas. As zonas húmidas são áreas onde a água é o principal fator que controla o ambiente e a vida vegetal e animal. Elas podem ser naturais ou artificiais, permanentes ou temporárias, doces, salobras ou salgadas. Alguns exemplos de zonas húmidas são: pântanos, manguezais, lagos, rios, estuários, deltas, planícies alagáveis, turfeiras, várzeas, entre outros.
As zonas húmidas são consideradas "grandes maravilhas da natureza", pois desempenham funções ecológicas essenciais para o planeta e para a humanidade. Elas são responsáveis por:
Por que as Zonas Húmidas São tão importantes?
Fornecer água doce, que é vital para a sobrevivência, a higiene, a agricultura, a indústria e a energia.
Produzir alimentos, como peixes, crustáceos, moluscos, plantas aquáticas, arroz, entre outros, que contribuem para a segurança alimentar e a nutrição de milhões de pessoas.
Prevenir e mitigar eventos climáticos extremos, como inundações, secas, tempestades, erosão, deslizamentos, entre outros, que podem causar danos materiais, ambientais e humanos.
Regular o clima, armazenando grandes quantidades de carbono e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa, que são os principais causadores do aquecimento global.
Abrigar uma rica biodiversidade, que inclui espécies endêmicas, ameaçadas e migratórias, que desempenham papéis importantes na cadeia alimentar, na polinização, na dispersão de sementes, no controle de pragas, entre outros.
Apoiar a subsistência de mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, que dependem das zonas húmidas para obter renda, emprego, lazer, cultura, educação, saúde, entre outros benefícios.
Qual é a preocupação?
Apesar da sua importância, as zonas húmidas estão diminuindo rapidamente devido ao impacto humano, agravado pela crise climática e pelo aumento da perda de biodiversidade. Segundo o relatório Global Wetland Outlook, publicado pela Convenção de Ramsar em 2018, cerca de 35% das zonas húmidas do mundo desapareceram entre 1970 e 2015, e a taxa de perda acelerou desde 2000. As principais ameaças às zonas húmidas são o desmatamento, a conversão para uso agrícola, a urbanização, a poluição, a sobre exploração, a introdução de espécies invasoras, as mudanças no regime hídrico, entre outras.
Segundo o MapBiomas, na última década, todos os países amazônicos, tiveram redução da superfície de água. Ao comparar a média da última década com a média histórica do período, foram perdidos 1 milhão de hectares de superfície de água nos nove países amazônicos.
A degradação e a perda das zonas húmidas têm consequências negativas para o meio ambiente e para a sociedade, intensificando a crise hídrica e ameaçando a segurança alimentar e os meios de subsistência. Além disso, elas afetam diretamente a saúde humana, aumentando os riscos de doenças infecciosas, alergias, intoxicações, desnutrição, estresse, entre outras. Por isso, é importante lembrar que a humanidade não sobreviverá sem zonas húmidas.
Neste Dia Mundial das Zonas Húmidas, é fundamental que todos nós reconheçamos o valor e a importância desses ecossistemas para o nosso bem-estar e para o futuro do planeta. É preciso que haja uma maior conscientização, educação, participação e ação para proteger e restaurar as zonas húmidas, garantindo o seu uso sustentável e os seus benefícios para as gerações presentes e futuras.
Fontes:
(1) Dia Mundial das Zonas Húmidas: porque é importante celebrá-las?. https://away.iol.pt/zonas-humidas/atualidade/dia-mundial-das-zonas-humidas-porque-e-importante-celebra-las/20240202/65bcc423d34e371fc0bca588.
(2) Dia das zonas húmidas assinala hoje a relação com o bem-estar humano. https://www.impala.pt/noticias/atualidade/dia-das-zonas-humidas-assinala-hoje-a-relacao-com-o-bem-estar-humano/.
(3) Dia Mundial reforça papel de zonas úmidas no bem-estar humano. https://news.un.org/pt/story/2024/02/1827167.
(4) Humanidade não sobreviverá sem zonas húmidas, alerta Sociedade Portuguesa para Estudo das Aves. https://www.diarioleiria.pt/noticia/122372.